quinta-feira, 27 de julho de 2017

Lição 05 - Moisés e Arão Falam com o Malvado Rei

Resultado de imagem para historinha Moisés e arão com faraó

Princípio: O poder de Deus é maior

                Versículo: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:21

                Alvo: Mostrar na história bíblica que Moisés representa aqueles que creem no poder de Deus sendo usados para salvar pessoas, mas os encantadores de Faraó representam os feiticeiros que usam o poder das trevas para destruir.

1.       QUEBRA-GELO:
                Quem aqui já viu um sapo? Você sabia que se colocarmos um sapo dentro de uma panela de água quente, ele pula para fora dela feito um louco? Sim, pois ele não é bobo e sabe que a água quente não é boa, podendo morrer cozido. Mas, se colocarmos o mesmo sapo numa panela com água fria e formos esquentando a água aos poucos, a temperatura do corpo do sapo vai se adaptando ao calor da água e, assim, ele é enganado. Infelizmente, o sapo não percebe a água se tornando quente. Então, ele morre completamente cozido, sem perceber o mal que está lhe acontecendo.
                Hoje, algo muito parecido com isso está acontecendo com muitas crianças, pois algumas delas estão sendo “lentamente enganadas” pelas mentiras; uma dessas mentiras é a feitiçaria. Mas, a bíblia nos mostra a verdade sobre esse assunto, por isso vamos falar sobre o poder de Deus e o quanto esse poder é maior que todas as coisas.

2.        LOUVOR:
Eu tenho a força de Deus – Cristina Mel

Medley Pentecostal – Diante do trono

3.       CONTANDO HISTÓRIAS:             
Êxodo 6:28/7:8-13 – Moisés e os encantadores de Faraó.
                Quando o Senhor falou com Moisés no Egito, Ele disse: “Eu sou o Senhor. Diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que vou dizer a você”. Porém, Moisés respondeu: “Ó Senhor! Não tenho facilidade para falar. Como é que o rei vai me ouvir?” Então, o Senhor Deus disse a Moisés: “Arão, seu irmão, falará por você como profeta. Você dirá a Arão tudo o que eu mandar, e ele falará com o rei, pedindo que deixe os israelitas saírem da terra dele. Todavia, vou fazer com que o rei fique teimoso, farei muitos milagres e todos ficarão sabendo que E sou o Senhor”. Moisés e Arão fizeram tudo como o Senhor os havia mandado.
                E o Senhor Deus disse a Moisés e a Arão: se o rei do Egito mandar que vocês façam um milagre, você, Moisés, dirá a Arão que pegue o bastão e jogue-o no chão na frente do rei. O bastão virará uma cobra. Aí, Moisés e Arão foram se encontrar com o rei e fizeram como o Senhor os havia mandado. Arão jogou o bastão diante do rei e de seus servos, e o bastão virou uma cobra.
                Então, o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com sua mágica, fizeram a mesma coisa. Cada um deles jogou a sua vara de mágico no chão e elas viraram cobras. Porém, o bastão de Arão engoliu as varas de mágico que eles tinham. No entanto, como o Senhor tinha dito, o rei continuou teimando, e não atendeu ao pedido de Moisés e de Arão.    

4.       HORA DE OUVIR:
O poder de Deus é maior
                Deus enviou Moisés ao Egito para libertar o povo de Deus, escravo naquela terra. Para libertar seu povo, Deus queria mostrar seu poder naquela terra, pois aquele povo praticava feitiçaria. O primeiro milagre que o Senhor fez na terra do Egito foi através de Moisés e Arão, transformando o cajado de madeira de Moisés em uma serpente (cobra). Então, Faraó, o rei do Egito, chamou seus feiticeiros e eles fizeram o mesmo que Moisés e Arão haviam feito, entretanto, usando um poder diferente do poder de Deus, eles usaram o poder das trevas.
                O diabo sempre faz isso. Ele tenta imitar aquilo que Deus faz para enganar as pessoas, principalmente as crianças. Quando as pessoas viram os feiticeiros de Faraó fazerem o mesmo que Moisés e Arão, eles acharam tudo a mesma coisa, mas não era. Pois os feiticeiros usaram o poder maligno para enganar. É por isso que você deve ter muito cuidado!
                Você já viu uma nota de dinheiro falsa? Ela parece verdadeira, pois tem o mesmo tamanho, as mesmas cores, mas ela não vale nada! É assim que o diabo engana as pessoas; ele usa a mentira como se fosse verdade. Por isso, Deus mandou a serpente de Moisés engolir as serpentes dos feiticeiros e, assim, Deus mostrou que o poder dEle é maior que o poder do diabo.

Feitiçaria é pecado!     
Deus enviou Moisés para tirar o povo de Deus do Egito e leva-lo a uma terra muito boa e rica. Mas, nessa nova terra, existiam alguns povos vivendo lá, contudo, eles não conheciam a Deus. Então, o Senhor disse para seu povo que, ao chegar à terra prometida, eles não deveriam aprender as coisas erradas daqueles outros povos, porque eram coisas que não agradavam a Deus.
                Uma dessas coisas erradas era a prática da feitiçaria. E, para o povo de Israel não se esquecer dessa direção da palavra de Deus, Ele escreveu na Bíblia assim: “Não se achará entre ti feiticeiros, e nem quem faz despachos (feitiços) “. Deuteronômio 18:10.
                Aquilo que Deus falou para seu povo há muitos anos vale para hoje também. A Bíblia afirma: “As pessoas que praticam feitiçaria não agem em nome de Deus, e sim em nome do diabo.” Você sabe o que um feiticeiro faz? Feiticeiro é uma pessoas que faz feitiços, Ele invoca o poder das trevas, ou seja, demônios.
                Os feiticeiros são conhecidos como bruxos, e em alguns desenhos e filmes, eles enganam as crianças dizendo que existem bruxos bons e ruins, mas isso não é verdade! Todo tipo de feitiçaria é maligna e vem do diabo. Veja o que Deus falou sobre isso: “Não deixem no meio do meu povo pessoas que tiram sortes, nem os feiticeiros, nem quem faz despachos (feitiços. Porque Deus não se agrada dessas coisas”. (Deuteronomio 18:10-11)
                Deus não deseja que você se envolva com essas coisas, sabe por quÊ? Porque feitiçaria é pecado! Veja o que Deus disse sobre a feitiçaria: “Porque a revolta contra Deus é como o pecado de feitiçaria” (I Samuel 15:23). A Bíblia diz que aqueles que praticam feitiçaria estão contra Deus, ou seja, são rebeldes.
                Você já ouviu falar em Halloween? A maneira como o diabo leva as crianças a se envolverem com feitiçaria é divertida, como a festa de Halloween, conhecida como o ‘dia das bruxas’. Nesta festa, as crianças apenas usam as fantasias de bruxos e fazem brincadeiras, mas, se Deus não agrada de feitiçaria, certamente, nada que nos faz lembrar essas coisas irá agradar a Deus, mesmo que pareça algo divertido. Portanto, você jamais deveria se vestir como bruxo ou usar objetos de feiticeiros.
                O diabo quer que as crianças pensem que feitiçaria é legal e divertida, todavia, isso é um engano! Feitiçaria é morte! Você já observou que, em lugares onde há perigo ou risco de vida, coloca-se uma placa avisando sobre o “PERIGO”? Essa placa avisa as pessoas para evitarem aquele lugar e não sofrerem acidentes ou, até mesmo, morrem. Em lugares onde há fios elétricos, eles sempre colocam placas com uma caveira, avisando o risco de morte que corremos se nos aproximamos dali. A Bíblia é como essa placa avisando sobre o perigo da feitiçaria, uma vez que ela somete produz engano, pecado e morte! Portanto, não brinquem com algo tão perigoso. Entenda uma coisa: “O poder do diabo está no engano, mas o poder de Deus está na verdade!”
                Na história que lemos, Faraó, rei do Egito, não conhecia a Deus e, por isso, usava feitiçaria, entretanto, Moisés conhecia a Deus e usou o poder de Deus para vencer suas batalhas contra as trevas. E, quanto a você, qual será o poder que você quer usar? Vamos ver como isso acontece?
               
                Devemos invocar apenas a Jesus!
                O diabo está enganando muitas crianças usando filmes, desenhos, livros e até brincadeiras para ensiná-las “a invocar o poder das trevas”. Você sabe o que é invocar? Invocar é o mesmo que “chamar”! alguns filmes e brincadeiras ensinam as crianças a chamar o nome de espíritos, contudo, o que as crianças não sabem é: “aqueles espíritos são demônios”. Sendo assim, você não deve chama-los nem assistir desenhos semelhantes!
                O diabo não se importa se você faz isso apenas por brincadeira. Ele deseja veras crianças se envolvendo com o poder das trevas mais e mais. Como você acha que os feiticeiros de Faraó fizeram aqueles sinais? Eles invocaram o poder das trevas. Hoje, não é diferente daqueles dias, “os feiticeiros invocam o poder do diabo, e não o poder de Deus.”
                Mas o que acontecerá com as pessoas que praticam a feitiçaria? “Mas os que praticam a feitiçaria, o lugar deles é o lago de fogo” (Apocalipse 21:8). A Bíblia diz que os feiticeiros não irão para o céu. A quem então você deve invocar? Devemos invocar, ou seja, chamar, apenas o nome de Jesus! Está escrito na Bíblia que: “Todos aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Atos 2:21). Você deve invocar apenas o nome de Jesus; e isso é o que a Bíblia ensina. Portanto, você não deve ter medo do diabo, porque o poder de Deus é maior que o poder do diabo. Vamos praticar o que a Bíblia ensina, vamos invocar o nome de Jesus.
               
                Leve as crianças a repetirem essa oração: “Eu creio que Jesus me ama e cuida de mim. Eu creio que Jesus mora no meu coração e que Ele é maior que tudo. Por isso, eu rejeito toda mentira do diabo sobre a feitiçaria. Eu decido não me envolver com brincadeiras, falando palavras mágicas e invocando o poder das trevas. Eu declaro que vou invocar somente o nome de Jesus por toda minha vida, pois creio que se eu invocar o nome do Senhor serei salvo. Eu creio que o poder de Deus é maior que tudo! Ele cuida de mim e me guarda de todo mal. Em nome de Jesus. Amém!”

5.       HORA DE CONVERSAR
·         Quais são os nomes dos irmãos que Deus enviou a Faraó para libertar seu povo? Resp: Moisés e Arão
·         Qual foi o milagre que Deus fez através deles diante de Faraó? Resp: Transformaram a vara (cajado) em uma cobra
·         Quando Faraó viu o milagre que Moisés e Arão fizeram, o que ele fez? Glorificou a Deus? Resp: Não, ele chamou os feiticeiros para fazerem o mesmo sinal usando o poder das trevas.
·         O que aconteceu depois que os feiticeiros de Faraó transformaram suas varas em cobras? Resp: A serpente de Arão e de Moisés engoliu as serpentes dos feiticeiros.
·         Por que Deus fez isso? Resp: Para mostrar que seu poder é maior que o poder do diabo.
·         O que a Bíblia fala sobre feitiçaria? Resp: Feitiçaria é pecado
·         Qual é o tipo de poder que os feiticeiros usam? Resp: O poder das trevas.
·         O que significa invocar? Resp: Chamar
·         A quem devemos invocar? Resp: Devemos invocar o nome de Jesus
·         O que a Biblia diz que acontecerá com os feiticeiros que não se arrependerem de seus pecados? Resp: Eles serão condenados e irão para o lago de fogo onde serão atormentados por toda a eternidade.
·         O que acontecerá com todos aqueles que invocarem o nome de Jesus? Resp: Serão salvos!
·         Qual o versículo de hoje? Resp: Atos 2:21

6.       HORA DE BRINCAR
Parece que é bom, mas não é

               Material: Uma folha de jornal, recortes de revistas com animais.
               O líder deverá fazer um buraco de aproximadamente 1 cm de diâmetro no centro do jornal. Escolha, usando revistas, figuras de animais selvagens e domésticos e os recorte para realizar a atividade. Sem que as crianças vejam, coloque essas figuras debaixo da folha de jornal de forma que as figuras somente possam ser vistas através do buraco feito ali. É conveniente que o líder comece mostrando às crianças as partes dos animais mais difíceis de identificar. Peça as crianças para descobrirem qual é o animal que estão visualizando e, se ele é perigoso ou não, ou ainda, se é possível ficar sozinho com tal animal ou não.
              
               Moral da brincadeira: nem sempre você é capaz de ver as coisas como realmente são. Muitas vezes, detrás de coisas interessantes, está o perigo que muitos não conseguem ver, como é o caso da feitiçaria.

7.       ATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário